quarta-feira, 23 de junho de 2010

PLANO DE AULA.


TEMA

Pintura rupestre no Brasil.

TÍTULO

Pintura rupestre no Brasil utilizando a técnica de escavação, pintura, pintura em alto relevo e negativo.

EMENTA

Compreender o contexto histórico da Civilização antiga por meio das pinturas rupestres em diferentes representações. A aula será desenvolvida em dois momentos: Aula teórica e aula prática, com imagens de diversas pinturas rupestres e sua diferenciação principal a região do Amazonas.

PERFIL DO GRUPO

Para os alunos da Educação de Jovens e Adultos do 1º Ano B.

OBJETIVO

Compreender a importância das pinturas rupestres brasileiras na construção da identidade social e cultural no contexto histórico e buscar reconstruir alguns possíveis técnicas de pinturas por meio de matérias alternativas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

· Conhecer o comportamento do homem de culturas ágrafas.

· Correlacionar os grafismos na pré-história com o tempo presente contemporâneo.

· Utilizar técnicas de pinturas com materiais alternativos.

TÉMATICA

· Explicar para os alunos por meios de imagens as pinturas rupestres, com suas características diferenças de acordo com a região brasileira, com enfoque principal nas pinturas rupestre do município de Formosa. A aula expositiva com o tema gerador “Cultura Ágrafas”.

· Explicar para os alunos a técnica da pintura com materiais alternativos.

· Apresentar para a turma quatro propostas para o desenvolvimento do trabalho.

RECUSO

Espata de arvore de guariroba, urucum fresco, carvão, tinta guache, preta, branca e vermelha, açafrão, massa de modelar, lápis de escrita, papel, goivas, tesoura, data show e figuras ilustrativas.

AVALIAÇÃO

Numa perspectiva da avaliação formativa, desenvolveremos debates, aulas expositivas, pesquisas e análises de temas relacionados espaço pedagógico, no sentido de promover a participação, interesse, envolvimento nas atividades propostas. A assiduidade constitui-se de grande importância para o enriquecimento do conhecimento individual e coletivo, portanto a realização da freqüência obedecerá às instruções da Escola.

Estabelecemos critérios de desenvolvimento das atividades e observação aos avanços e dificuldades na produção realizada.

A interação do grupo no decorrer da produção.

A auto – avaliação do ensino e aprendizagem.

Obs: As atividades relacionadas à teoria e prática do ensino serão orientadas e apresentadas em sala de aula em data a ser estabelecida pela professora e a turma, respeitando o calendário do curso, bem como as discussões sobre o material didático.

Nenhum comentário:

Postar um comentário