quarta-feira, 23 de junho de 2010

PLANO DE AULA.


TEMA

Pintura rupestre no Brasil.

TÍTULO

Pintura rupestre no Brasil utilizando a técnica de escavação, pintura, pintura em alto relevo e negativo.

EMENTA

Compreender o contexto histórico da Civilização antiga por meio das pinturas rupestres em diferentes representações. A aula será desenvolvida em dois momentos: Aula teórica e aula prática, com imagens de diversas pinturas rupestres e sua diferenciação principal a região do Amazonas.

PERFIL DO GRUPO

Para os alunos da Educação de Jovens e Adultos do 1º Ano B.

OBJETIVO

Compreender a importância das pinturas rupestres brasileiras na construção da identidade social e cultural no contexto histórico e buscar reconstruir alguns possíveis técnicas de pinturas por meio de matérias alternativas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

· Conhecer o comportamento do homem de culturas ágrafas.

· Correlacionar os grafismos na pré-história com o tempo presente contemporâneo.

· Utilizar técnicas de pinturas com materiais alternativos.

TÉMATICA

· Explicar para os alunos por meios de imagens as pinturas rupestres, com suas características diferenças de acordo com a região brasileira, com enfoque principal nas pinturas rupestre do município de Formosa. A aula expositiva com o tema gerador “Cultura Ágrafas”.

· Explicar para os alunos a técnica da pintura com materiais alternativos.

· Apresentar para a turma quatro propostas para o desenvolvimento do trabalho.

RECUSO

Espata de arvore de guariroba, urucum fresco, carvão, tinta guache, preta, branca e vermelha, açafrão, massa de modelar, lápis de escrita, papel, goivas, tesoura, data show e figuras ilustrativas.

AVALIAÇÃO

Numa perspectiva da avaliação formativa, desenvolveremos debates, aulas expositivas, pesquisas e análises de temas relacionados espaço pedagógico, no sentido de promover a participação, interesse, envolvimento nas atividades propostas. A assiduidade constitui-se de grande importância para o enriquecimento do conhecimento individual e coletivo, portanto a realização da freqüência obedecerá às instruções da Escola.

Estabelecemos critérios de desenvolvimento das atividades e observação aos avanços e dificuldades na produção realizada.

A interação do grupo no decorrer da produção.

A auto – avaliação do ensino e aprendizagem.

Obs: As atividades relacionadas à teoria e prática do ensino serão orientadas e apresentadas em sala de aula em data a ser estabelecida pela professora e a turma, respeitando o calendário do curso, bem como as discussões sobre o material didático.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

ARTE RUPESTRE DO BRASIL - AULA PRÁTICA


Aqui este aluno utilizou o escavo e deixou seu trabalho natural, sem pintura.
Imagem que teve base na pintura encontrada na Chapada da Diamantina, uma Várzea Grande com figuras naturais curvas como estivessem caindo.

Este grupo utilizou o escavo e a pintura. E misturou a Arte Rupestre com imagens atuais.

Nesta obra o aluno escavou e pintou depois, não apresentamos uma imagem assim, mas no início da aula deixamos claro que o que era importante era a criação deles e não uma cópia perfeita.
Este este aluno evidenciou com a parte geometrica a arte rupestre de Formosa GO. e as figuras naturais de outras regiões do Brasil, como da Serra da Capivara.

AULA PRÁTICA - ARTE RUPESTRE DO BRASIL


ARTE RUPESTRE
Deixamos os alunos livres para escolherem os materiais, as formas (com base na aula teórica) e a opção de trabalhharem em grupo ou individual.
Nesta imagem o grupo começou pintando com urucum e terminaram com tinta guache.
No geral a turma não gostou das tintas alternativas preferiram a tinta guache, o escavo e o alto-relevo.

quinta-feira, 3 de junho de 2010


Plano de Ação
-Agendar horário da intervenção teórica e prática.
-Agendar Data-show.
-Definir roteiro da aula.
-Coletar materiais alternativos.
-Pesquisas bibliográficas.
Materiais da Oficina:
-Suporte, espata (parte da guariroba que cobre suas flores.)
-Coloração, através de urucu, açafrão, carvão, tinta guache - branca e preta.
_Utensílios, goivas, faca e tesoura.
Outros:
-Papel, lápis e massinha para modelar.
Formas de desenho:
-Geométrica ou a que desejarem tendo como referência á apresentação no telão.
Grupos:
1- Escavar.
2-Pintar.
3-Alto relevo.
4-Negativo.
Livros:
Arte Rupestre na Amazônia-Pará
Pereira, Edith.
Catadores da Clutura Visual, Fernando Hernández.
Arte Rupestre no Brasil, Madu, Gaspar2006.
A História da Arte , Gombrich, Sir Ernest 1950.
História da Arte, Proença, Graça 2008.
Colégio Estadual Professor Claudiano Rocha